Distrito de Educação Ser II
Meio Ambiente
Meio Ambiente
NOSSA
ESCOLA
Está é uma
escola de 6ª ao 9ª série
Diretora da
escola: Daisy Cordeiro
Professores: 05
professores
Coordenador
pedagógico: 01 coordenador
Essa escola é
uma escola urbana, mas que recebe também alunos campo.
Possui alunos do
ensino médio.
É uma escola de
alvenaria com 10 salas, possui uma quadra esportiva e uma biblioteca em estado
precário.
A biblioteca da
nossa escola virou uma sala do ‘mais educação’ com participação de 30 alunos
que passam o dia na escola, sob supervisão de estudante de Direito.
A escola possui
um laboratório de informática, porem, a sala ainda não esta equipada com
internet, por tanto ela ainda não funciona.
Próximo a escola
possui um rio poluído e o lixo também se faz presente mal disposto nas
proximidades da instituição.
Sobre a coleta
de lixo na escola a Prefeitura recolhe o mesmo duas vezes por semana.
A escola tem o mau
hábito de fazer o uso das queimadas para dar destino aos resíduos.
Os alunos são em
sua maioria jovens e participativos, porém são bem agitados e instigadores,
alem de trabalhadores.
Os professores
dessa instituição de ensino são comprometidos em sua maioria.
Os gestores são
comprometidos.
A diretora é
autoritária e não tem muitos conhecimentos sobre Educação Ambiental.
O CJ visita a
escola em um momento e traz reflexões sobre o movimento de juventude e meio
ambiente.
Chega o material
da conferencia na escola é necessário decidir agora sobre a implantação da
COM-VIDA na escola e sobre a execução das etapas do processo de conferencia.
A escola convoca
uma reunião para decidir como proceder sobre a realização da conferencia no
local.
É a primeira vez
que o material da conferencia chega nesta escola.
GRUPO TERRA
SONHOS:
- Melhorar a
gestão
- Melhorar a estrutura
física da escola com vistas à sustentabilidade tornando-a mais “verde, implantando
a horta para melhorar a merenda escolar e reutilizar materiais da escola.
- Sensibilizar
a comunidade escolar sobre a geração e destino adequado do lixo
- Melhorar a
qualidade das aulas
- Que
a indústria seja ambientalmente correta.
- Que a escola
tenha espaço para desenvolver atividades culturais, seja arborizada.
OBSTÁCULOS:
- A escola não possui
espaço físico nem autonomia financeira.
- Mudança de postura
da Diretoria e fazer com que haja eleição do Diretor
- Falta de
comprometimento dos professores
- A Direção da
indústria não dialoga com a escola e a escola não procura os órgãos competentes,
pois os pais/familiares trabalham na indústria.
- Falta de
integração família-escola-comunidade.
- Ausência de
gestão adequada do lixo
Construção do Conceito de Escola Sustentável
GRUPO
FOGO
G1
Idéias
sobre escolas sustentáveis
A
E.S. deve colocar-se nos seguintes pilares:
1)
Gestão: que deve ser participativa,
autônoma e consciente;
2)
Infraestrutura: o espaço escolar deve
comportar os princípios da Educação Ambiental, acessibilidade e diversidade;
3)
Conteúdo-currículo: o conteúdo deve ser
trabalhado dentro da perspectiva do respeito às especificidades e
territorialidade.
Esse
conceito deve contribuir com uma educação libertária.
G2
Comunidade (escola e sociedade)
-> Conhecimento cultural
-> capacitação de multiplicadores
-> construção de materiais que
servirão como guia para a capacitação
-> Reconhecimento do jovem como
protagonista (agente transformador)
-> Horta, reciclagem,
reaproveitamento e discussão
G3
1.
Conceito
de sustentabilidade na escola
Para
se ter uma escola dentro desse ideal teríamos que ter infraestrutura, educação
integral e replanejamento para se adequar. É preciso reformular a gestão,
material didático, formação de educadores e currículo escolar.
Escola
Sustentável se aplica dentro de uma adequação ao espaço que está inserida,
reconhecendo o meio exterior.
Como
teremos uma escola sustentável quando a educação ambiental não está presente no
currículo de forma obrigatória?
É
preciso chamar as universidades para a discussão do processo de formação. O
professor não sabe contextualizar a realidade.
O
educador não compreende a transversalidade da temática.
A
com-vida e a comunidade devem participar da gestão da escola. Derrubando o muro
entre a escola e a sociedade.
O
meio urbano não há tanta preocupaçao em relação à educação ambiental por não se
reconhecer nesse meio.
Não
temos ainda uma consciência universalizada sobre o contexto. Se não houver
integração com outros segmentos (meio ambiente, educação, infraestrutura,
desenvolvimento social, saúde e agricultura/desenvolvimento agrário,
planejamento, etc), a aplicação deve ser feita de maneira coletiva e efetiva,
sem a qual não hácondições de efetivação da proposta.
G4
·
Planejamento
·
Gestão democrática
·
Participação
·
Atualização contínua / aplicação dos
PPPs
o
Currículo
o
Estrutura física
o
Gestão
·
Parceria intersetorial (parceria com a
sociedade civil)
·
Integração com a comunidade
·
Formação continuada – para
instrumentalização com parcerias
·
Diálogo
·
Diversidade: saberes, fatores, valores,
grupos e etnias
·
Garantia de Direitos Humanos
·
Investimento/recursos financeiros
·
Controle Social
·
Desenvolver o protagonismo juvenil
·
Educação integral, integrada /
integradora
·
Eco-técnica (tecnologias sustentáveis)
Construção
do Conceito de Escola Sustentável
GRUPO
FOGO
Escola Sustentável...
Planeja e realiza continuamente uma
gestão escolar participativa, autônoma, inclusiva e solidária; contemplando conteúdos
que tratem das questões regionais e territoriais, abrangendo suas
especificidades e subjetividades, garantindo a funcionalidade de suas estruturas
físicas em consonância com as diretrizes curriculares nacionais da Educação Ambiental.
Os sistemas de ensino devem proporcionar
formação em exercício aos profissionais da educação em processos vinculados às
questões socioambientais; oportunizando às comunidades escolares e de seu entorno
reflexões do cotidiano, reconhecendo e respeitando a cultura existente como
subsídio essencial no processo pedagógico, para promover co-responsabilidade
social.
Falta:
Protagonismo da juventude
Adequação da linguagem
Direitos humanos e cidadania
Integralidade do ser
Escola Mestre D´armas
COM-VIDA para Ação
9º ano Tema: Ar
Quem/ Com quem:: Com-vida, professores, alunos, SEMA.... ( PARCEIROS)
Como: Mobilização;
Definição dos locais de plantio;
Tipos de plantas - assessoria;
Aquisição de mudas;
Preparo do solo;
Plantio.
Quando: Primeiro semestre de 2013.
Observação: Trabalhar com ações de
todos os anos da escola, chamando a comunidade para participar de cada etapa.
Buscar especialistas dentro da comunidade escolar.
Materiais e custos: Mudas;
adubo; ferramentas, especialistas.
Fomento financeiro a partir do orçamento da
escola, constituído de atividades e eventos da comunidade escolar, administrado
pelo conselho de pais, mestres, alunos e funcionários, contando também com a
parceria de hortos e floriculturas com doações.
Fortaleza Marinha
Quinteto Agreste
Acordar
pra ver a luz incendiar
A
bela cidade à beira-mar
Despertar
à sombra dessa fortaleza,
Ser
a semente na manhã cristalina
Que
a vida e a alma iluminam
E
ao mar e ao céu dá clareza
Fortaleza...
Fortaleza... Fortaleza
Preguiçar
nos braços da Irmã sol,
Do
mar, verde mar de Fortaleza.
Lavar
o rosto e flutuar em sua leveza
E
dançar no seu gira, gira, girassol,
Andar
ao léu, descobrir caminhos,
Olhar
pro céu, contar carneirinhos.
Fortaleza...
Fortaleza... Fortaleza
Nessa
cidade de velas e ventos
Me
perder e me achar a cada momento
A
navegar, a navegar e navegar.
No
seu mar de rara beleza
Dormir
no seu colo de estrelas e luar
Fortaleza
marinha, “benção dindinha”,
Me
dá pão com farinha, minha neguinha
“Sempre
havemos de te Amar”
O que é escola sustentável?
Grupo
água
Escola
que promove e incorpora a dimensão socioambiental em seu cotidiano, perpassando
os eixos: curricular, de infraestrutura e de gestão, de forma democrática e
dialogada com os atores sociais da comunidade escolar e do seu entorno, de modo
continuo e permanente.
Questionamentos:
- · Como pensar e promover atitudes sustentáveis?
- · Como intervir na infraestrutura das escolas?
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