Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis

Oficina Preparatória da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

PASSO A PASSO PARA A CONFERÊNCIA DE MEIO AMBIENTE NA ESCOLA

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IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente - Regulamento

NOSSA ESCOLA

Está é uma escola de 6ª ao 9ª série
Diretora da escola: Daisy Cordeiro
Professores: 05 professores
Coordenador pedagógico: 01 coordenador
Essa escola é uma escola urbana, mas que recebe também alunos campo.
Possui alunos do ensino médio.
É uma escola de alvenaria com 10 salas, possui uma quadra esportiva e uma biblioteca em estado precário.
A biblioteca da nossa escola virou uma sala do ‘mais educação’ com participação de 30 alunos que passam o dia na escola, sob supervisão de estudante de Direito.
A escola possui um laboratório de informática, porem, a sala ainda não esta equipada com internet, por tanto ela ainda não funciona.
Próximo a escola possui um rio poluído e o lixo também se faz presente mal disposto nas proximidades da instituição.
Sobre a coleta de lixo na escola a Prefeitura recolhe o mesmo duas vezes por semana.
A escola tem o mau hábito de fazer o uso das queimadas para dar destino aos resíduos.
Os alunos são em sua maioria jovens e participativos, porém são bem agitados e instigadores, alem de trabalhadores.
Os professores dessa instituição de ensino são comprometidos em sua maioria.
Os gestores são comprometidos.
A diretora é autoritária e não tem muitos conhecimentos sobre Educação Ambiental.
O CJ visita a escola em um momento e traz reflexões sobre o movimento de juventude e meio ambiente.
Chega o material da conferencia na escola é necessário decidir agora sobre a implantação da COM-VIDA na escola e sobre a execução das etapas do processo de conferencia.
A escola convoca uma reunião para decidir como proceder sobre a realização da conferencia no local.
É a primeira vez que o material da conferencia chega nesta escola.


GRUPO TERRA
SONHOS:
- Melhorar a gestão
- Melhorar a estrutura física da escola com vistas à sustentabilidade tornando-a mais “verde, implantando a horta para melhorar a merenda escolar e reutilizar materiais da escola.
- Sensibilizar a comunidade escolar sobre a geração e destino adequado do lixo
- Melhorar a qualidade das aulas
- Que a indústria seja ambientalmente correta.
- Que a escola tenha espaço para desenvolver atividades culturais, seja arborizada.
OBSTÁCULOS:
- A escola não possui espaço físico  nem autonomia financeira.
- Mudança de postura da Diretoria e fazer com que haja eleição do Diretor
- Falta de comprometimento dos professores
- A Direção da indústria não dialoga com a escola e a escola não procura os órgãos competentes, pois os pais/familiares trabalham na indústria.
- Falta de integração família-escola-comunidade.
- Ausência de gestão adequada do lixo

Construção do Conceito de Escola Sustentável


GRUPO FOGO

G1
Idéias sobre escolas sustentáveis
A E.S. deve colocar-se nos seguintes pilares:
1)      Gestão: que deve ser participativa, autônoma e consciente;
2)      Infraestrutura: o espaço escolar deve comportar os princípios da Educação Ambiental, acessibilidade e diversidade;
3)      Conteúdo-currículo: o conteúdo deve ser trabalhado dentro da perspectiva do respeito às especificidades e territorialidade.
Esse conceito deve contribuir com uma educação libertária.
G2
Comunidade (escola e sociedade)
-> Conhecimento cultural
-> capacitação de multiplicadores
-> construção de materiais que servirão como guia para a capacitação
-> Reconhecimento do jovem como protagonista (agente transformador)
-> Horta, reciclagem, reaproveitamento e discussão
 G3
1.        Conceito de sustentabilidade na escola
Para se ter uma escola dentro desse ideal teríamos que ter infraestrutura, educação integral e replanejamento para se adequar. É preciso reformular a gestão, material didático, formação de educadores e currículo escolar.
Escola Sustentável se aplica dentro de uma adequação ao espaço que está inserida, reconhecendo o meio exterior.
Como teremos uma escola sustentável quando a educação ambiental não está presente no currículo de forma obrigatória?

É preciso chamar as universidades para a discussão do processo de formação. O professor não sabe contextualizar a realidade.
O educador não compreende a transversalidade da temática.
A com-vida e a comunidade devem participar da gestão da escola. Derrubando o muro entre a escola e a sociedade.
O meio urbano não há tanta preocupaçao em relação à educação ambiental por não se reconhecer nesse meio.
Não temos ainda uma consciência universalizada sobre o contexto. Se não houver integração com outros segmentos (meio ambiente, educação, infraestrutura, desenvolvimento social, saúde e agricultura/desenvolvimento agrário, planejamento, etc), a aplicação deve ser feita de maneira coletiva e efetiva, sem a qual não hácondições de efetivação da proposta.
 G4
·         Planejamento
·         Gestão democrática
·         Participação
·         Atualização contínua / aplicação dos PPPs
o   Currículo
o   Estrutura física
o   Gestão
·         Parceria intersetorial (parceria com a sociedade civil)
·         Integração com a comunidade
·         Formação continuada – para instrumentalização com parcerias
·         Diálogo
·         Diversidade: saberes, fatores, valores, grupos e etnias
·         Garantia de Direitos Humanos
·         Investimento/recursos financeiros
·         Controle Social
·         Desenvolver o protagonismo juvenil
·         Educação integral, integrada / integradora
·         Eco-técnica (tecnologias sustentáveis)


 Construção do Conceito de Escola Sustentável
GRUPO FOGO
Escola Sustentável...
Planeja e realiza continuamente uma gestão escolar participativa, autônoma, inclusiva e solidária; contemplando conteúdos que tratem das questões regionais e territoriais, abrangendo suas especificidades e subjetividades, garantindo a funcionalidade de suas estruturas físicas em consonância com as diretrizes curriculares nacionais da Educação Ambiental. 
Os sistemas de ensino devem proporcionar formação em exercício aos profissionais da educação em processos vinculados às questões socioambientais; oportunizando às comunidades escolares e de seu entorno reflexões do cotidiano, reconhecendo e respeitando a cultura existente como subsídio essencial no processo pedagógico, para promover co-responsabilidade social.
Falta:
Protagonismo da juventude
Adequação da linguagem
Direitos humanos e cidadania
Integralidade do ser

Escola Mestre D´armas


COM-VIDA para Ação
9º ano  Tema: Ar
O que: Arborização
Quem/ Com quem:: Com-vida,  professores, alunos, SEMA.... ( PARCEIROS)
Como: Mobilização;
                Definição dos locais de plantio;
                Tipos de plantas - assessoria;
                Aquisição de mudas;

                Preparo do solo;
                Plantio.
Quando: Primeiro semestre de 2013.
Observação: Trabalhar com ações de todos os anos da escola, chamando a comunidade para participar de cada etapa. Buscar especialistas dentro da comunidade escolar.
Materiais e custos:  Mudas;  adubo; ferramentas, especialistas.
 Fomento financeiro a partir do orçamento da escola, constituído de atividades e eventos da comunidade escolar, administrado pelo conselho de pais, mestres, alunos e funcionários, contando também com a parceria de hortos e floriculturas com doações.

Fortaleza Marinha
Quinteto Agreste

Acordar pra ver a luz incendiar
A bela cidade à beira-mar
Despertar à sombra dessa fortaleza,
Ser a semente na manhã cristalina
Que a vida e a alma iluminam
E ao mar e ao céu dá clareza
Fortaleza... Fortaleza... Fortaleza
Preguiçar nos braços da Irmã sol,
Do mar, verde mar de Fortaleza.
Lavar o rosto e flutuar em sua leveza
E dançar no seu gira, gira, girassol,
Andar ao léu, descobrir caminhos,
Olhar pro céu, contar carneirinhos.
Fortaleza... Fortaleza... Fortaleza
Nessa cidade de velas e ventos
Me perder e me achar a cada momento
A navegar, a navegar e navegar.
No seu mar de rara beleza
Dormir no seu colo de estrelas e luar
Fortaleza marinha, “benção dindinha”,
Me dá pão com farinha, minha neguinha
“Sempre havemos de te Amar”

O que é escola sustentável?

Grupo água
Escola que promove e incorpora a dimensão socioambiental em seu cotidiano, perpassando os eixos: curricular, de infraestrutura e de gestão, de forma democrática e dialogada com os atores sociais da comunidade escolar e do seu entorno, de modo continuo e permanente.
Questionamentos:
  • ·         Como pensar e promover atitudes sustentáveis?
  • ·         Como intervir na infraestrutura das escolas?